Arquivo

Projeto água corrente

Com atuação na região da baciado rio Manso, o objetivo desse projeto é melhorar a qualidade ambiental da bacia e combater a crise de abastecimento de água na região metropolitana de BH. A iniciativa abrange os municípios mineiros de Rio Manso,Brumadinho e Itatiaiuçu e busca restaurar 410 hectares de vegetação natural em Áreas de Preservação Permanente (APP) do entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água em parte da bacia do rio Manso.  A restauração florestal será feita com a participação efetiva de pequenos produtores rurais locais, contribuindo para adequação das pequenas propriedades à luz da nova Lei Florestal brasileira. 

O projeto traz, portanto, a possibilidade de aumento na produção de água para a região metropolitana de Belo Horizonte, abastecida em grande parte pelo Sistema Rio Manso. Consta como requisito do projeto uma forte interação com o poder público, comunidades e organizações civis locais (ONGs, sindicatos de agricultores, cooperativas, entre outros), de modo a compartilhar os compromissos e o sucesso, a longo prazo, da restauração ambiental. A iniciativa tem data de conclusão previsto para junho de 2022 e, diante do seu porte, reúne uma equipe de profissionais de múltiplas disciplinas, além de parceiros institucionais com competências afins ao objeto de manejo.

Saiba mais 

Responsáveis técnicos: Gláucia Moreira Drummond e Camila Mendes
Financiador: Fundo Nacional de Meio Ambiente – Edital FNMA Nº 01/2015
Cooperação: Projeto Plantando O Futuro, Codemig-MG; Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais; SENAR – MG; Prefeituras dos municípios de Rio Manso, Brumadinho e Itatiaiuçu.

Publicações:

Cartilha de Recuperação Ambiental: Clique aqui

Editais: