O que fazemos

A Fundação Biodiversitas busca em sua atuação ampliar as chances de conservação de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção em nosso país. Seus projetos, portanto, abrangem a identificação e proteção de habitats críticos, pesquisas e diagnósticos científicos, planejamentos estratégicos e apoio às políticas públicas de conservação.

Divididos em linhas de atuação, os trabalhos da Biodiversitas têm a interdisciplinaridade, e a busca pela primazia técnica e científica, como algumas de suas características.

Conheça mais sobre os projetos que a Fundação Biodiversitas vem realizando ao longo de sua história:

Pesquisa e Conservação

Conservação da biodiversidade brasileira é o principal objetivo da Fundação Biodiversitas.

Compõem esta linha de atuação projetos embasados cientificamente que contribuem para a recuperação e proteção de espécies da fauna e flora brasileiras ameaçadas de extinção.

Áreas Protegidas

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Sossego e seu guardião, Jairo Joaquim, auxiliar de campo e guarda-parque da Reserva.

Áreas de grande importância ecológica criadas e protegidas para garantir a sobrevivência de espécies de animais e plantas

A conservação de espécies ameaçadas de extinção por meio da criação e implementação de áreas protegidas é uma das estratégias mais eficientes na visão da Biodiversitas. Por meio dessa iniciativa, um número grande de espécies, sejam da fauna ou da flora, são beneficiadas em razão do caráter abrangente de uma Área Protegida. Esta, por sua vez, acaba por ajudar a conservar porções importantes de biomas geralmente ameaçados.

Benefícios sociais também são identificados como na geração de fontes alternativas de renda no entorno de reservas como as da Biodiversitas e outras Unidades de Conservação.

Capacitação e qualificação de mão de obra, oferta de postos de trabalho, além do incremento da economia local são alguns dos resultados decorrentes da implantação de territórios de alto valor biológico protegidos.

A Biodiversitas conduz diversos estudos e projetos voltados ao planejamento e ao ordenamento de espaços territoriais com objetivos conservacionistas. São planos de manejo de Unidades de Conservação (UC), planos de negócio de RPPN, Zoneamentos Ecológicos Econômicos, identificação de áreas prioritárias para conservação, proposição de políticas públicas, entre outros.

Planejamento Ambiental

É preciso planejamento para construir uma teia de ações e mecanismos capazes de promover a conservação de nossa biodiversidade e sua sustentabilidade econômica. 

Educação Ambiental

Atividade de educação ambiental na RPPN Mata do Passarinho. Foto: Acervo do Projeto

“Só protegemos aquilo que conhecemos”

Por meio da Educação Ambiental conceitos importantes são transmitidos às pessoas, que passam a ter outro olhar em relação aos problemas ecológicos. A Educação Ambiental desperta nas pessoas a consciência crítica em relação ao que ocorre ao seu redor, facilitando a identificação de problemas ambientais a serem resolvidos, proporcionando a adoção de medidas efetivas e proposição de soluções pela própria comunidade.