Quem somos
Cuidar da biodiversidade é a razão de existir da Biodiversitas. A Fundação investe na proteção de espécies da fauna e da flora nos ecossistemas brasileiros para que a natureza continue prestando os serviços essenciais – água, purificação do ar, madeira, alimentos, remédios – que garantem o nosso presente e nosso futuro. Sim, é da natureza que vem os recursos essências para continuidade de vida no planeta!
FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA
Instituição sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte que, desde 1988, se dedica à conservação de espécies ameaçadas de extinção, ao gerenciamento de 4 reservas privadas, que juntas protegem mais de três mil hectares, localizados nos biomas da Mata Atlântica e Caatinga e ao desenvolvimento de estudos científicos aplicados ao aprimoramento e à instrumentalização da gestão ambiental no Brasil.
Ao longo de sua história a Fundação Biodiversitas já realizou ou esteve diretamente envolvida em mais de 500 projetos de conservação em todo o território nacional.
Nossa história
Os projetos desenvolvidos pela Fundação norteiam-se pela interação entre o meio ambiente e o ser humano, buscando meios de conciliar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social.
Através de um trabalho sério e comprometido com ética e responsabilidade socioambiental, a Fundação Biodiversitas se tornou uma das mais sólidas e influentes instituições voltadas para a conservação da natureza no Brasil.
Fundada por um grupo de intelectuais, acadêmicos e entusiastas que integravam o Centro Mineiro Para Conservação da Natureza – organização não governamental voltada para ativismo ambiental que começava a ganhar força à época, a Biodiversitas inovou ao agregar o conhecimento científico como subsídio às tomadas de decisão relacionadas aos problemas ambientais em Minas Gerais e, posteriormente, no país.
Angelo Machado, Célio Vale, Ilmar Bastos, Hugo Werneck, Ibsen Gusmão, Gustavo Fonseca, Anthony Rylands, entre outros bastiões estão entre os mentores da Biodiversitas. Eles perceberam, já naquele tempo, que era necessário agregar um caráter técnico à linguagem do movimento ambientalista, trazendo subsídios e argumentos científicos ao debate.
Assim começou a jornada da Biodiversitas, que diante da experiência acumulada colheu grandes resultados e conquistas!
Acompanhe na linha do tempo marcos importantes da nossa trajetória
Onde atuamos e o que fazemos
Com atuação em todo o território nacional, desde a sua origem, a Biodiversitas foi orientada para servir à sociedade, nos seus diversos setores, e os tomadores de decisão a partir da geração e disponibilização de conhecimento científico de qualidade.
Nossos projetos visam promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas associados em todos biomas brasileiros, destacando-se, entre esses, a gestão de quatro Áreas Protegidas criadas para a recuperação populacional da Arara-azul-de-lear (Anadorynchus leari), do Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), do Entufado-baiano ( Merulaxis stresemanni) e do Cágado-do-paraíba (Mesoclemmys hogei).
Nossas linhas de atuação seguem as seguintes categorias temáticas: Pesquisa e Conservação, Áreas Protegidas, Planejamento Territorial, Educação Ambiental e Políticas Públicas.
Missão
Princípios de atuação
O reconhecimento do valor intrínseco das espécies, do patrimônio genético que representam, e de que são a base dos ecossistemas para o fornecimento de inúmeros produtos e serviços ambientais são os elementos norteadores da atuação da Biodiversitas.
Destacamos que o respeito pela natureza e pelo ser humano, a busca constante pela excelência, a inovação, a transparência e a imparcialidade com que desenvolve seus projetos são as principais, e irrevogáveis, motivações institucionais.
• Melhorar o status de conservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil;
• Contribuir para o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no Brasil: públicas e privadas;
• Desenvolver, aprimorar e aplicar metodologias científicas de priorização de áreas para a conservação da biodiversidade e o ordenamento territorial sustentável;
• Fomentar a cadeia de produtos da sociobiodiversidade brasileira junto a comunidades locais;
• Contribuir para a gestão da informação ambiental;
• Promover a divulgação científica e a educação ambiental de forma ampla e inclusiva;
• Promover o aperfeiçoamento técnico de pessoal ligado à área ambiental;
• Contribuir nos processos de gestão ambiental dos setores públicos e da iniciativa privada.
Equipe
Estação Biológica de Canudos
Gerente de reservas
Tânia Maria
Supervisor de campo
Eurivaldo Macedo Alves
Guarda-parque
Dorivaldo Macedo Alves
RPPN Mata do Passarinho
Viveirista Florestal
Luis Henrique Santos
DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor presidente: Roberto Messias Franco
Diretor administrativo financeiro: Paulo Pimenta de Figueiredo Filho
Diretor de planejamento e projetos: Paulo Augusto Ribeiro Machado
CONSELHO CURADOR ( 2022 / 2026 )
Bruno de Freitas Barroso
Geraldo Wilson Fernandes
Helton Freitas
Hiram Firmino
José Fernando Coura
Luiz Márcio Haddad Pereira
Luziana Brandão Nunes Lanna
Maria das Mêrces Quintão Fróes
Paulo Rogério Ayres Lage
Paulo Roberto Haddad
Otávio Augusto Pinto de Moura (Tavinho Moura)
CONSELHO FISCAL
Titulares
Leonardo Fares Menhem
Sérgio Rafael do Carmo
Thaís Cecilian Barros Utsch
Suplentes
Alexandre Dolabella Vianna
Paulo Eduardo G. Simões
Luciano Amedée P. Filho
Relatórios anuais
Conheça os trabalhos e projetos desenvolvidos e saiba mais sobre a atuação da Biodiversitas.
Os Relatórios de Atividades Institucionais visam informar, mobilizar e dar transparência dos nossos trabalhos realizados aos parceiros, financiadores e à toda a sociedade brasileira.
Saiba mais sobre nossos esforços para a conservação da biodiversidade, consulte o nosso rol de projetos ligados à Pesquisa e Conservação, Áreas Protegidas, Planejamento Territorial, Educação Ambiental e Políticas Públicas.
PDF Relatórios ( 2015 / 2016 ) clique para visualizar
PDF Relatórios ( 2014 / 2015 ) clique para visualiza
Portfólio
Nosso portfólio reúne os trabalhos desenvolvidos pela instituição desde a sua criação, em 1989. Veja a trajetória da Fundação e seus esforços em prol da fauna, da flora, dos biomas e dos recursos naturais do nosso país.