Ciro Albano

Birdwatching – Estação Biológica de Canudos

Roteiros

Os passeios são conduzidos pelos guardas-parques da Estação Biológica de Canudos (EBC). Profundos conhecedores e amantes das araras, os guardas acompanham os turistas até os imponentes paredões de arenito, que servem de dormitório e local de reprodução das araras, além de guiar a visita nas áreas onde elas se alimentam.

ROTEIRO 1: Avistamento das araras ao amanhecer – saída da hospedaria às 4:00h da manhã.

Da hospedaria os turistas seguirão com os guarda- parques da reserva até os paredões de arenito, utilizados pelas araras como local de dormitório e reprodução. De um ponto estratégico é possível avistar os bandos de araras deixando as tocas, um alvoroço de beleza inenarrável, em direção às áreas de alimentação.

Após assistir a inesquecível e sonora revoada, o visitante é conduzido para trilhas da reserva para observação de outras aves da caatinga. A ida do alojamento até os paredões é feita em carro tracionado.

ROTEIRO 2: Trilha pelo areal – os visitantes podem percorrer o areal que se encontra encravado abaixo dos paredões de arenito da Toca Velha, onde a paisagem da Caatinga se revela na trilha de areia fina percorrida a pé, por cerca de uma hora. Há ainda a possibilidade de avistar diversos animais e plantas típicos do bioma, como, papagaios, periquitos, urubu rei, aves de rapina, jacú, peba, tamanduá, mocó, raposa, gato selvagem, onça parda, cactos, mandacarus, xiquexiques, macambiras e  e outros exemplares da vegetação rasteira. E, sem precisar de muita sorte, é possível cruzar no caminho com os típicos e destemidos vaqueiros do sertão, com suas indumentárias de couro pesado.

O trajeto pode ser realizado nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer, onde o visitante tem a chance de registrar as belezas do semiárido. Pelo caminho de areia, de quebra é possível avistar de um ângulo completamente diferente sobre sua cabeça, a volta das araras-azuis-de lear em seu retorno para os cânions, após se alimentarem da palmeira de licuri nos municípios vizinhos.

Ao cair da noite, a caminhada reserva ainda mais surpresas. O visitante pode usar toda a sua criatividade e produzir fotos inusitadas com o uso de lanterna e as técnicas do light paint, arte que projeta imagem por meio da captura da iluminação, além de poder clicar as infinitas e extraordinárias estrelas do céu da Caatinga.

Para mais informações sobre a EBC, a arara-azul-de-lear, o programa de turismo para observadores de aves e a hospedaria em Canudos envie um e-mail para agendamentos.rppn@biodiversitas.org.br ou acesse o formulário (PJ ou PF) abaixo:

Acesse aqui o folder da EBC:

-Folder_versão português

-Folder_versão ingles 

Preencha o formulário a seguir para receber informações sobre o Programa de Turismo na EBC

Após o preenchimento dos campos deste formulário aguarde o contato da Biodiversitas confirmando seu pedido.
Os dados preenchidos aqui ficarão sob sigilo.


Após o preenchimento dos campos deste formulário aguarde o contato da Biodiversitas confirmando seu pedido.
Os dados preenchidos aqui ficarão sob sigilo.

Obs: “Restrições alimentares, alergias, uso de remédios controlados, doenças crônicas, limitações físicas, ou qualquer outra informação que possa ser útil à sua segurança, conforto e bem estar em nossa Reserva. Tais informações são de inteira responsabilidade do cliente, bem como a omissão de qualquer informação importante, estando a Biodiversitas isenta de qualquer ônus ou responsabilidade advinda de condições adversas e particulares década cliente”.