Áreas Protegidas
Áreas de grande importância ecológica criadas e protegidas para garantir a sobrevivência de espécies de animais e plantas
A conservação de espécies ameaçadas de extinção por meio da criação e implementação de áreas protegidas é uma das estratégias mais eficientes na visão da Biodiversitas. Por meio dessa iniciativa, um número grande de espécies, sejam da fauna ou da flora, são beneficiadas em razão do caráter abrangente de uma Área Protegida. Esta, por sua vez, acaba por ajudar a conservar porções importantes de biomas geralmente ameaçados.
Benefícios sociais também são identificados como na geração de fontes alternativas de renda no entorno de reservas como as da Biodiversitas e outras Unidades de Conservação.
Capacitação e qualificação de mão de obra, oferta de postos de trabalho, além do incremento da economia local são alguns dos resultados decorrentes da implantação de territórios de alto valor biológico protegidos.
A Biodiversitas conduz diversos estudos e projetos voltados ao planejamento e ao ordenamento de espaços territoriais com objetivos conservacionistas. São planos de manejo de Unidades de Conservação (UC), planos de negócio de RPPN, Zoneamentos Ecológicos Econômicos, identificação de áreas prioritárias para conservação, proposição de políticas públicas, entre outros.
Projetos
● Baze-Aliança Brasileira para Extinção Zero
● The latin american reserve stewardship initiative 2016 – larsi
● Ampliação da reserva mata do passarinho, MG/BA: baú de biodiversidade
● Planos de manejo parques nacionais descobrimento e pau Brasil
● Projeto asas da mata atlântica
● Toca da arara: criação e fortalecimento de unidade de conservação na estação biológica de canudos