Projeto Terra da Gente
Em 2000, a CEMIG, em parceria com a Fundação Biodiversitas e a Universidade Federal de Uberlândia, lançou o Projeto Terra da Gente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O projeto teve como objetivo promover a educação ambiental e contribuir para o processo de formação de professores e suas interações com os alunos de escolas do 2º Ciclo do Ensino Fundamental na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Abordando a temática “Biodiversidade: Cultura e Conservação” e tendo a água como o elemento de articulação entre os conceitos afins ao tema, foi elaborado um rico material pedagógico visando uma mudança de atitude e entendimento em relação ao meio ambiente.
Segunda Etapa
A segunda etapa do Projeto “Terra da Gente” ocorreu em 2009 e atendeu comunidades das regiões do Campo das Vertentes e Sul de Minas. Seguindo a diretriz fundamental, a elaboração do kit didático – livro do professor, do aluno, de literatura e vídeo didático -, contou com a contribuição de professores da própria comunidade.
Direcionado às escolas das redes pública e privada do Estado de Minas Gerais, o Projeto – que é voltado para as séries do ensino fundamental – visa contribuir para a ampliação do conhecimento de conceitos mais atuais de ecologia da paisagem e biota associada aos ecossistemas brasileiros. Sensibilizar alunos e professores quanto à importância da conservação dos recursos naturais e criar um processo de conscientização e consequente mudança de comportamento, são alguns dos resultados esperados deste projeto.
Responsável Técnica: Gláucia Moreira Drummond
Financiador: Cemig – Cia. Energética de Minas Gerais
Abrangência geográfica – Regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes e Sul de Minas